Notícias de saúde

Ter companhia para malhar por aumentar benefícios cognitivos do exercício

07 de julho de 2023 (Bibliomed). A prática de atividades físicas tem vários benefícios para o cérebro, assim como a socialização. Segundo pesquisadores japoneses, praticar atividades coletivas aumentam os benefícios cognitivos do exercício.

Realizado na Universidade de Tsukuba, no Japão, o estudo coletou dados de quase 4.400 idosos durante quatro anos em uma cidade 100 quilômetros ao norte do centro de Tóquio. Os pesquisadores analisaram os dados para encontrar a relação entre declínio cognitivo (ou mental); exercício em geral; e exercitar-se com outras pessoas.

Os resultados mostraram que as pessoas que se exercitaram sozinhas duas ou mais vezes por semana diminuíram o risco de desenvolver habilidades de pensamento ou aprendizado prejudicadas em mais de 15%. Aqueles que se exercitaram com outras pessoas duas ou mais vezes por semana apresentaram uma redução de cerca de 29%.

O exercício proporciona outros benefícios físicos e mentais, como a redução de doenças crônicas, incluindo pressão alta e diabetes. A socialização é conhecida por reduzir o desenvolvimento de distúrbios cognitivos. Os autores ressaltam que mais pesquisas são necessárias sobre a intensidade e o tipo de exercício ideais para otimizar esses benefícios.

Fonte: Archives of Gerontology and Geriatrics. DOI: 10.1016/j.archger.2022.104908.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários