Notícias de saúde

Ter conexões sociais fortes pode melhorar a saúde das pessoas

28 de junho de 2023 (Bibliomed). O tempo que as pessoas passaram com a família durante o período festivo pode ter melhorado sua saúde, de acordo com uma nova pesquisa que examinou como os laços sociais com círculos sociais próximos e grupos extensos se relacionam com a saúde e o bem-estar psicológico.

O estudo usou dados autorrelatados de mais de 13.000 pessoas em 122 países, coletados durante a primeira onda da pandemia de Covid-19. As pesquisas avaliaram a força dos vínculos das pessoas com círculos sociais próximos, como família e amigos, bem como com grupos estendidos, como país, governo e humanidade. Os comportamentos de saúde relacionados à pandemia e a saúde mental e bem-estar das pessoas também foram medidos.

Os resultados mostram que apenas o vínculo com a família, e não com outros grupos, está relacionado ao envolvimento positivo com comportamentos que podem melhorar a saúde; neste caso, os exemplos incluíam lavar as mãos, usar máscara e distanciamento social.

Por exemplo, 46% das pessoas que tinham laços familiares fortes lavavam as mãos pelo menos "muito", em comparação com 32% que não tinham laços fortes com a família. Além disso, 54% das pessoas sem vínculo com a família relataram que nunca usaram máscara. As pessoas vinculadas foram amplamente super-representadas entre aquelas que se envolveram em comportamentos de saúde. Apesar de as pessoas com fortes laços familiares constituírem apenas 27% de toda a amostra, elas constituíam 73% dos que praticavam distanciamento social, 35% dos que lavavam as mãos e 36% dos que usavam máscara "muito" ou “mais”.

O estudo também descobriu que ter fortes laços com círculos sociais próximos e grupos extensos está associado a melhor saúde mental e bem-estar. É importante ressaltar que quanto maior o número de grupos com os quais as pessoas tinham vínculos fortes, maior o envolvimento em comportamentos de saúde e melhor o bem-estar psicológico relatado, com menos ansiedade e depressão.

A pesquisa recomenda que as mensagens de saúde pública se concentrem em redes menores, bem como em vários grupos, principalmente em tempos de crise, quando os indivíduos devem ser encorajados a compartilhar seus comportamentos positivos de saúde com seus círculos sociais próximos.

Fonte: Science Advances (2023). DOI: 10.1126/sciadv.add3715.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários