Notícias de saúde

O que fazer para diminuir o risco de demência pelo isolamento social?

06 de junho de 2023 (Bibliomed). O isolamento social é um fator de risco substancial para demência em adultos mais velhos, de acordo com dois estudos que acrescentam evidências a pesquisas anteriores sobre essa ameaça.

Mas esses novos estudos oferecem uma solução potencial: usar a tecnologia para incentivar os adultos mais velhos a enviar mensagens de texto e e-mail para manter contato.

O primeiro estudo, realizado na Johns Hopkins University School of Medicine, nos Estados Unidos, usou dados coletados em mais de 5.000 beneficiários do Medicare para um estudo de longo prazo sobre tendências de saúde e envelhecimento que começou em 2011. Os participantes foram convidados a completar uma entrevista pessoal anual de duas horas para avaliar seu funcionamento mental, saúde estado e bem-estar geral.

Cerca de 23% relataram isolamento social no início. Eles não mostraram sinais de demência. Após nove anos, 21% dos participantes desenvolveram demência. E o risco foi 27% maior entre os idosos socialmente isolados.

No segundo estudo, realizado na Johns Hopkins University Center for Innovative Medicine, também nos Estados Unidos, os pesquisadores descobriram que a tecnologia de comunicação, como telefones e e-mail, reduziu o risco de isolamento social.

Os autores usaram dados de participantes do mesmo estudo nacional de saúde e envelhecimento. Eles descobriram que mais de 70% dos idosos que não estavam socialmente isolados em sua consulta inicial tinham um celular e/ou computador funcionando.

Esses participantes usavam regularmente e-mail ou mensagens de texto para se comunicar com outras pessoas. Os adultos que tiveram acesso consistente à tecnologia tiveram um risco 31% menor de isolamento social do que os demais.

Segundo os pesquisadores, mais trabalhos são necessários para identificar pessoas em risco e criar ferramentas para minimizar esse risco, disseram os pesquisadores. Pesquisas futuras devem se concentrar nos riscos com base no sexo biológico, limitações físicas, raça e nível de renda.

Fonte: Journal of the American Geriatrics Society. DOI: 10.1111/jgs.18140. e DOI: 10.1111/jgs.18179.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários