Notícias de saúde

Perda auditiva está ligada à demência

30 de maio de 2023 (Bibliomed). Adultos mais velhos com maior gravidade da perda auditiva são mais propensos a ter demência, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, nos Estados Unidos.

Estudos anteriores também mostraram que a perda auditiva pode ser um fator contribuinte para a demência e que tratá-la pode diminuir o risco de demência. De acordo com os autores, este estudo refina o que foi observado sobre a ligação entre perda auditiva e demência e dá suporte para ações de saúde pública para melhorar o acesso aos cuidados auditivos.

O estudo analisou 2.400 indivíduos, metade dos quais tinha mais de 80 anos. Os resultados mostraram uma clara associação entre a gravidade da perda auditiva e a demência. A prevalência de demência entre os participantes com perda auditiva moderada a severa foi 61% maior do que entre aqueles com audição normal.

Os autores observaram que o motivo da perda auditiva estar ligada à demência ainda não está claro. E ressaltam que são necessários mais estudos para entender essa ligação.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2022.20954.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários