Notícias de saúde
23 de setembro de 2020 (Bibliomed). Pesquisas epidemiológicas sobre a possível ligação entre a perda da audição relacionada à idade e declínio cognitivo e demência produziram resultados inconsistentes. Esclarecer essa associação é interessante porque a perda da audição relacionada à idade pode ser um fator de risco para o surgimento de demência clínica.
Um recente estudo buscou examinar e estimar a associação entre a perda da audição relacionada à idade e a função cognitiva, prejuízo cognitivo e demência por meio de uma revisão sistemática e metanálise de literatura médica já publicada.
Nesta revisão sistemática e metanálise de 36 estudos epidemiológicos e 20.264 participantes únicos, a perda auditiva relacionada à idade foi significativamente associada ao declínio em todos os principais domínios cognitivos e ao aumento do risco de comprometimento cognitivo e incidência de demência. Os riscos aumentados de doença de Alzheimer e demência vascular não foram significativos.
O estudo, publicado na revista JAMA Otolaryngolaringology, Head and Neck Surgery, concluiu que a perda auditiva relacionada à idade é um possível biomarcador e fator de risco modificável para declínio cognitivo, prejuízo cognitivo e demência.
Fonte: JAMA Otolaryngolaringology, Head and Neck Surgery.
Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.
Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.
Veja também