Notícias de saúde

Manter-se hidratado pode retardar o envelhecimento

22 de maio de 2023 (Bibliomed). A importância de se manter hidratado é bem conhecida, mas os resultados de um estudo de 25 anos sugerem que a hidratação adequada pode ser ainda mais benéfica do que se pensava, com o potencial de retardar o processo de envelhecimento.

Divulgados pelos Institutos Nacionais de Saúde e pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, os resultados do estudo indicam que a falta de hidratação pode aumentar a ocorrência de condições crônicas de saúde e morte prematura.

Os dados foram coletados de cerca de 11.000 indivíduos adultos ao longo de 25 anos. Os dados iniciais foram coletados das consultas médicas de pessoas de 45 a 60 anos e completados com as consultas de acompanhamento 25 anos depois.

Os níveis de hidratação foram marcados pelos níveis séricos de sódio dos indivíduos como um indicador de seus hábitos de hidratação. Altas concentrações de sódio indicam não manter hábitos ideais de hidratação ou ingestão de líquidos saudáveis. A faixa normal de sódio sérico, definida como o intervalo em que 95% da população saudável de referência se enquadra, fica entre 135 e 146mmol/l.

O estudo descobriu que um nível sérico de sódio de 142 mmol/l ou mais está associado a um risco 39% maior de doença crônica. Nesse nível, os indivíduos tinham 50% mais chances de ter marcadores de idade que indicam que são mais velhos do que sua idade cronológica. Isso pode incluir uma maior ocorrência de doenças crônicas ou morte prematura. Níveis acima de 144mmol/l estão associados a 21% de chance de morte prematura.

Da mesma forma, os níveis de sódio abaixo do normal também foram associados a uma maior probabilidade de doença e morte. Ficar dentro da faixa adequada de 138-142mmol/l reduz o risco de doenças crônicas e morte prematura.

Os pesquisadores explicam que, como a diminuição da água corporal é a razão mais comum para o aumento da concentração de sódio, esses resultados sugerem que, para pessoas cujo sódio sérico excede 142mmol/l, manter a hidratação ideal de forma consistente pode retardar o processo de envelhecimento.

Fonte: eBioMedicine. DOI: 10.1016/j.ebiom.2022.104404.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários