Notícias de saúde

Restrição calórica é capaz de retardar o envelhecimento

04 de agosto de 2023 (Bibliomed). É sabido que em vermes, moscas e camundongos, a restrição calórica pode retardar os processos biológicos de envelhecimento e prolongar a vida saudável. Um novo estudo teve como objetivo testar se a restrição calórica também retarda o envelhecimento biológico em humanos.

Neste estudo, publicado online na revista Nature Aging, uma equipe internacional de pesquisadores demonstrou que a restrição calórica pode retardar o ritmo do envelhecimento em adultos saudáveis. A intervenção CALERIE desacelerou o ritmo de envelhecimento medido a partir da metilação do DNA do sangue dos participantes usando o algoritmo DunedinPACE (Pace of Aging, Computed from the Epigenoma). O efeito da intervenção no DunedinPACE representou uma redução de 2 a 3 por cento no ritmo do envelhecimento, o que em outros estudos se traduz em uma redução de 10 a 15 por cento no risco de mortalidade, um efeito semelhante a uma intervenção para parar de fumar.

O estudo CALERIE Fase 2 é a primeira investigação dos efeitos da restrição calórica de longo prazo em humanos saudáveis e não obesos. O estudo randomizou 220 homens e mulheres saudáveis em três locais nos EUA para uma restrição calórica de 25% ou dieta normal por dois anos. CALERIE é um acrônimo para 'Avaliação Abrangente dos Efeitos de Longo Prazo da Redução da Ingestão de Energia'.

Para medir o envelhecimento biológico nos participantes do estudo CALERIE, a equipe analisou amostras de sangue coletadas dos participantes do estudo na linha de base pré-intervenção e após 12 e 24 meses de acompanhamento. A equipe analisou marcas de metilação no DNA extraído de glóbulos brancos. As marcas de metilação do DNA são marcadores químicos na sequência do DNA que regulam a expressão dos genes e são conhecidos por mudar com o envelhecimento.

O estudo encontrou evidências de que a restrição calórica diminuiu o ritmo do envelhecimento em humanos. Mas a restrição calórica provavelmente não é para todos. Estas descobertas são importantes porque fornecem evidências de um estudo randomizado de que pode ser possível retardar o envelhecimento humano. Eles também nos dão uma noção dos tipos de efeitos que podem ser buscadas em estudos de intervenções capazes de atrair mais pessoas, como jejum intermitente ou alimentação com restrição de tempo.

Um acompanhamento dos participantes do estudo está em andamento para determinar se a intervenção teve efeitos de longo prazo no envelhecimento saudável

Fonte: Nature Aging. DOI: 10.1038/s43587-022-00357-y.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários