Notícias de saúde

UNICEF: 67 milhões de crianças em 112 nações não foram vacinadas durante a pandemia

22 de maio de 2023 (Bibliomed). Durante a pandemia de Covid-19, 67 milhões de crianças em 112 países perderam as imunizações de rotina para várias doenças, segundo um relatório do UNICEF. A percepção pública da importância da vacina diminuiu em 52 das 55 nações estudadas.

O relatório "The State of the World's Children 2023: For Every Child, Vaccination" constatou que a percepção pública da importância da vacina para as crianças caiu mais de um terço na República da Coreia, Papua Nova Guiné, Gana, Senegal e Japão.

Apenas China, Índia e México entre os estudados viram a percepção pública da importância da vacina se manter firme ou melhorar. O relatório adverte que vários fatores combinados sugerem que a hesitação global em relação à vacina pode estar crescendo.

A diretora executiva do UNICEF, Catherine Russell, explica que, no auge da pandemia, os cientistas desenvolveram rapidamente vacinas que salvaram inúmeras vidas. Mas, apesar dessa conquista histórica, o medo e a desinformação sobre todos os tipos de vacinas circularam tão amplamente quanto o próprio vírus.

Segundo Russell, esses dados são um sinal de alerta preocupante e não se pode permitir que a confiança nas imunizações de rotina se torne mais uma vítima da pandemia. Caso contrário, a próxima onda de mortes pode ser de mais crianças com sarampo, difteria ou outras doenças evitáveis.

Em 2022, o número de casos de sarampo dobrou o total do ano anterior. As paralisações da poliomielite entre as crianças aumentaram 16% ano a ano em 2022. De acordo com o UNICEF, essa hesitação em relação à vacina está acontecendo no momento em que o mundo está enfrentando o maior retrocesso sustentado na imunização infantil em três décadas.

O relatório da UNICEF incentiva as nações a identificar com urgência as crianças que perderam as vacinas e a priorizar o financiamento dos serviços de imunização. Apesar da crescente hesitação em vacinar, em quase metade das 55 nações estudadas, mais de 80% dos entrevistados disseram que consideram importante a vacinação infantil.

"As imunizações salvaram milhões de vidas e protegeram as comunidades de surtos de doenças mortais. Imunizações de rotina e sistemas de saúde fortes são nossa melhor chance de prevenir futuras pandemias, mortes e sofrimento desnecessários”, finaliza Russell.

Fonte: UNICEF - The State of the World's Children 2023: For Every Child, Vaccination. April, 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários