Notícias de saúde

Campanha Para Distribuir Vitamina A Salva 1 Milhão de Crianças

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - Uma campanha de dois anos de distribuição de pílulas de vitamina A em cerca de 60 países -- a maioria na Ásia e África -- evitou a morte de quase 1 milhão de crianças, anunciou o Unicef, Fundo das Nações Unidas para Infância, na segunda-feira.

"É inaceitável para qualquer criança morrer como resultado de uma deficiência de vitamina A", disse a diretora-executiva do Unicef, Carol Bellamy, apelando pela ampliação do programa. "Não temos mais desculpa para a falta de ação", disse Bellamy.

A vitamina A é essencial para o funcionamento do sistema imunológico do corpo. Estudos têm mostrado que a taxa de morte de crianças aumenta em cerca de 20 por cento em áreas que têm deficiência. A falta da vitamina aumenta a gravidade de doenças infantis como sarampo e diarréia.

No programa lançado em 1998 junto com a organização Mundial da Saúde, o Unicef distribui gratuitamente vitamina A para governos de entre 60 e 70 países em todo o mundo onde a deficiência é comum. Agora, o programa está funcionando bem em cerca de 40 desses países, informaram representantes do Unicef.

Os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e o Canadá estão entre os países que doam as pílulas, disseram os representantes.

Bellamy informou que duas cápsulas de alta dose, a um custo de cerca de 2 centavos de dólar cada, são suficientes para proteger uma criança por um ano.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários