Notícias de saúde

Custo habitacional mais elevado pode estar relacionado a pior saúde da população

16 de maio de 2023 (Bibliomed). Tem sido demonstrado que o alto custo da moradia pode ser prejudicial à saúde dos indivíduos. No entanto, não se sabe (1) se os altos custos de moradia representam uma ameaça à saúde da população e (2) se e como as políticas sociais moderam a ligação entre o custo da moradia e a mortalidade. Um novo estudo visou reduzir essas lacunas de conhecimento.

Foram usados ??dados de painel em nível de país dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A relação custo/renda da moradia e a mortalidade padronizada por idade foram obtidas do banco de dados da OCDE. Modelos de efeitos fixos foram conduzidos para estimar até que ponto a relação custo/renda da habitação estava associada à mortalidade evitável, mortalidade tratável e suicídios. Para avaliar os efeitos moderadores das políticas sociais e habitacionais, foram considerados os diferentes tipos de gastos sociais per capita, bem como as políticas habitacionais.

Nos resultados, a relação custo/renda da habitação foi significativamente associada à mortalidade evitável, mortalidade tratável e suicídio durante a pós-crise financeira global (2009–2017), mas não durante a pré-crise financeira global (2000–2008). As despesas sociais com pensões e subsídios de desemprego diminuíram os níveis de mortalidade associados aos encargos com a habitação. Nos países com níveis mais elevados de estoque de habitação social, a ligação entre o custo da habitação e a mortalidade foi atenuada. Padrões semelhantes foram examinados para países com controle de aluguel.

Assim, estes achados sugerem que o ônus do custo habitacional pode estar relacionado à saúde da população. Estudos futuros devem examinar o papel das medidas de proteção que aliviam os problemas de saúde causados ??pela carga de custos de habitação.

Fonte: Journal of Epidemiology & Community Health. DOI: 10.1136/jech-2022-219545.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários