Notícias de saúde

Moradores de rua estão em risco de COVID-19

18 de maio de 2020 (Bibliomed). Nos Estados Unidos, aproximadamente 1,4 milhão de pessoas acessam abrigos de emergência ou moradias de transição a cada ano. Essas configurações podem representar riscos para a propagação de doenças transmissíveis. O COVID-19 pode se espalhar rapidamente dentro e entre instalações habitacionais congregadas, como abrigos para sem-teto. A ocorrência de COVID-19 em abrigos para moradores de rua, no entanto, não foi bem descrita.

Em 1 de abril de 2020, um surto de COVID-19 foi detectado em três abrigos afiliados. Os testes para SARS-CoV-2 oferecidos imediatamente a todos os residentes e funcionários identificaram outros casos de COVID-19 não reconhecidos. A vigilância aprimorada e os testes repetidos identificaram e confirmaram o COVID-19 em 43 pessoas nesses locais.

Os locais de atendimento aos sem-teto são ambientes densamente povoados, semelhantes aos serviços de assistência a longo prazo, que podem ampliar surtos de doenças infecciosas, incluindo a COVID-19. Métodos comuns para controlar a propagação do COVID-19 (por exemplo, testes, rastreamento de contatos, distanciamento físico e restrição de movimentos) são difíceis de implementar entre as pessoas que estão passando por falta de moradia, e ordens para ficar em casa são impraticáveis.

O CDC publicou orientações provisórias para que os prestadores de serviços para moradores de rua planejem e respondam ao COVID-19. O CDC recomenda que os prestadores de serviços para moradores de rua implementem práticas apropriadas de controle de infecção, apliquem medidas de distanciamento físico, incluindo garantir que as cabeças dos residentes fiquem afastadas pelo menos 1,8 m durante o sono e promovam o uso de coberturas de rosto de pano entre todos os residentes. A assistência na execução de pedidos de abrigo no local pode ser necessária para pessoas que enfrentam falta de moradia durante a disseminação do COVID-19. Em abrigos com surtos de COVID-19, deve-se priorizar a transferência de residentes infectados e com condições de saúde subjacentes ou com idade avançada para unidades habitacionais individuais.

Fonte: Morbidity and Mortality Weekly Report. DOI: 10.15585/mmwr.mm6917e2.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários