Notícias de saúde

Sobreviventes de câncer têm maior risco de fraturas

22 de março de 2023 (Bibliomed). Sobreviventes adultos de câncer, particularmente aqueles que passaram por quimioterapia, têm um risco aumentado de fraturas pélvicas e vertebrais graves, mostra uma nova pesquisa da American Cancer Society.

Os pesquisadores analisaram os dados do Cancer Prevention Study-II Nutrition Cohort vinculado a reivindicações do Medicare de 1997 a 2017. Dos cerca de 92.400 participantes avaliados, mais de 12.900 tiveram uma fratura óssea relacionada à fragilidade.

Os autores, então, compararam esse grupo com pessoas sem histórico de câncer.

Sobreviventes de câncer que foram diagnosticados mais recentemente dentro de cinco anos com câncer em estágio avançado tiveram o maior risco de fratura em comparação com aqueles sem câncer anterior. Fraturas vertebrais e pélvicas levaram a esse risco maior.

Os sobreviventes que receberam quimioterapia foram mais propensos a ter uma fratura em comparação com os sobreviventes sem quimioterapia anterior. Os pesquisadores descobriram que essa associação era mais forte dentro de cinco anos após o diagnóstico, mas ainda era sugestiva mesmo após a marca de cinco anos.

Prática de atividade física foi associada a um risco menor de fraturas, enquanto o tabagismo está relacionado a um risco maior.

Fonte: JAMA Oncology. DOI: 10.1001/jamaoncol.2022.5153.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários