Notícias de saúde

Negros têm menos acesso a procedimentos cardíacos mais novos e seguros

08 de maio de 2023 (Bibliomed). Os pacientes negros não têm o mesmo nível de acesso a procedimentos novos e mais seguros para cirurgia cardíaca que os pacientes brancos, dando-lhes chances dramaticamente maiores de complicações ou morte, diz um novo estudo da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores analisaram dados de 104.000 pacientes em 1.085 hospitais que se submeteram à cirurgia da válvula mitral entre 2014 e 2019, coletados do Banco de Dados Nacional de Cirurgia Cardíaca de Adultos da Sociedade de Cirurgiões Torácicos.

Eles descobriram que pacientes negros não hispânicos tinham 35% menos chances de se submeter a cirurgia de válvula mitral minimamente invasiva e 62% mais chances de ter complicações graves ou morrer, em comparação com pacientes brancos não hispânicos.

Pacientes hispânicos tiveram chances 26% maiores de complicações graves ou morte em comparação com pacientes brancos, mas não eram menos propensos a fazer cirurgia minimamente invasiva.

A cirurgia cardíaca tradicional, que envolve abrir totalmente o tórax e cortar o esterno, apresenta alto risco de complicações e um longo tempo de recuperação. Por outro lado, procedimentos cardíacos minimamente invasivos evitam muito desse risco e aceleram o tempo de recuperação de uma pessoa.

Segundo os pesquisadores, vários padrões nos dados podem mostrar os fatores que contribuem para essa desigualdade, incluindo que os pacientes negros não tinham acesso a bons seguros de saúde, fazendo com que eles procurassem tratamento em hospitais com poucos recursos e receber tratamento de cirurgiões menos experientes - que eram 20 vezes menos propensos a realizar procedimentos minimamente invasivos do que os cirurgiões que realizam um grande volume de cirurgias mitral valvares.

Os pesquisadores disseram que as descobertas do estudo sugerem que os esforços para reduzir a desigualdade na medicina cardiovascular podem precisar incluir o aumento do acesso ao seguro comercial privado e a redução da idade de elegibilidade ou a criação de um modelo de compra para o Medicare.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.47968.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários