Notícias de saúde

Negros morrem mais de fibrose pulmonar do que brancos

04 de setembro de 2023 (Bibliomed). Pacientes negros estão morrendo de fibrose pulmonar em idades significativamente mais jovens do que os pacientes brancos, mostrou estudo do Centro Médico da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

A fibrose pulmonar é uma doença pulmonar marcada por cicatrizes progressivas nos pulmões, tornando a respiração mais difícil. Ela pode ocorrer pela exposição a toxinas, medicamentos ou distúrbios autoimunes. Cerca de metade dos pacientes morre dentro de cinco anos após o diagnóstico de fibrose pulmonar.

Os pesquisadores analisaram dados de quatro hospitais dos EUA, seguindo resultados de mais de 4.500 pacientes entre janeiro de 2003 e abril de 2021. Em média, pacientes negros foram diagnosticados com 57,9 anos de idade, pacientes brancos com 68,6.

Pacientes negros eram mais propensos a serem do sexo feminino e mais propensos a serem hospitalizados do que pacientes brancos e hispânicos. Pacientes negros eram consistentemente mais jovens no momento de sua primeira hospitalização, transplante de pulmão e morte.

Segundo os pesquisadores, essas disparidades podem estar ligadas ao estilo de vida e a fatores socioeconômicos que colocam os pacientes negros em maior risco. Eles acreditam que os pacientes negros podem estar mais expostos à poluição do ar, ter trabalhos que os exponham a contaminantes ou a não ter seguro de saúde, ou este não ser suficiente, o que dificulta o acesso a diagnóstico e tratamentos.

Agora, os pesquisadores estão investigando o papel dos mecanismos moleculares e das exposições ambientais nas disparidades raciais. Eles acreditam que compreender como a poluição, a dieta e o estresse podem alterar a biologia humana pode ajudar a esclarecer por que e como certos pacientes acabam desenvolvendo fibrose pulmonar. A equipe também está investigando se o Covid-19 pode aumentar o risco de fibrose pulmonar.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.2427.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários