Notícias de saúde

Depressão diminui chances de pessoas com angioplastia tomarem medicamentos

05 de maio de 2023 (Bibliomed). Pacientes submetidos a angioplastia e colocação de stent para abrir artérias obstruídas dentro e ao redor do coração também devem ser rastreados para depressão, indica estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores descobriram que os pacientes deprimidos eram menos propensos do que seus pares mentalmente saudáveis a tomar os medicamentos prescritos, incluindo betabloqueadores, antiplaquetários e estatinas.

Esses medicamentos reduzem a probabilidade de outro ataque cardíaco ou evento cardiovascular após angioplastia e implante de stent (também chamado de intervenção coronária percutânea ou ICP).

Usando dados médicos que incluíam prescrições preenchidas em farmácias, os pesquisadores examinaram os registros de mais de 124.000 pacientes que tiveram o procedimento e foram diagnosticados com depressão. Os pacientes foram acompanhados por um ano.

Os pesquisadores explicam que a adesão à medicação pode depender de diferentes fatores sociais, incluindo ter condições financeiras para comprar os medicamentos e acesso à farmácia.

Pesquisas anteriores descobriram que uma alta porcentagem de pessoas com doença arterial coronariana tem ou desenvolverá depressão. E as pessoas com depressão têm um risco quatro vezes maior de doença cardíaca.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.46317.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários