Pesquisadores identificam novo 'culpado imunológico' na doença de Alzheimer

24 de abril de 2023 (Bibliomed). A barreira fluida entre o cérebro e o crânio fornece proteção imunológica, bem como amortecimento e nutrientes – e o sistema imunológico desse fluido é “drasticamente alterado” em pessoas com comprometimento cognitivo, como a doença de Alzheimer, sugere um novo estudo da Northwestern University Feinberg School of Medicine, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores disseram que sua descoberta sobre o líquido cefalorraquidiano - e como as células imunológicas nele se tornam desreguladas e "um pouco irritadas" à medida que as pessoas envelhecem - fornece uma nova pista para o processo de neurodegeneração. E pode ajudar a tratar a inflamação do cérebro - ou diagnosticar o nível dessa inflamação em pessoas com demência.

Os pesquisadores usaram uma técnica chamada "sequenciamento de RNA de célula única" para examinar o líquido cefalorraquidiano retirado das espinhas de 45 indivíduos cognitivamente normais, com idades entre 54 e 82 anos, isolando suas células imunológicas.

Em seguida, eles compararam esse grupo com 14 pessoas com problemas cognitivos, conforme determinado por suas pontuações ruins em testes de memória. Os pesquisadores viram mudanças genéticas nas células imunes cerebrospinais em indivíduos saudáveis mais velhos que fizeram com que as células parecessem mais ativadas e inflamadas com a idade avançada.

Quanto ao grupo de pessoas com deficiência cognitiva, os pesquisadores descobriram que as células T inflamadas se clonavam e fluíam para o líquido cefalorraquidiano e para o cérebro como se estivessem seguindo um sinal de rádio. Essas células tinham muito de um receptor celular, chamado CXCR6, que atua como uma antena, disse o comunicado. Este receptor recebe um sinal, CXCL16, das células da microglia do cérebro em degeneração para entrar no cérebro.

Fonte: Cell. DOI: 10.1016/j.cell.2022.11.019.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.