Notícias de saúde

Pessoas com Covid Longo enfrentam estigma e ceticismo

13 de abril de 2023 (Bibliomed). Pessoas que sofrem com o Covid Longo enfrentam sintomas como fadiga, névoa mental e dores por meses após a infecção. Contudo, eles também enfrentam o ceticismo dos outros, incluindo médicos e empregadores, além de amigos e familiares que questionam se eles estão realmente doentes. Alguns pacientes relatam que alguns amigos e familiares se afastaram ou perderam a paciência com eles por não acreditarem que eles estavam realmente doentes.

De acordo com os U.S. Centers for Disease Control and Prevention (CDC), o Covid Longo afeta mais de 30% dos pacientes hospitalizados com a infecção.

Para avaliar se as pessoas com Covid longo estão sendo estigmatizadas por causa de sua condição, pesquisadores da Brighton and Sussex Medical School, no Reino Unido, entrevistaram mais de 1.100 pessoas online.

A maioria dos participantes (888) era do Reino Unido e cerca de metade teve um diagnóstico oficial de Covid longo. Outros disseram que os médicos suspeitam que eles tenham Covid há muito tempo, mas ainda não foram diagnosticados.

Quase dois dos três (63%) pacientes com Covid de longa data disseram ter experimentado estigma direto e discriminação como resultado de sua doença. Eles disseram que as pessoas agiram como se estivessem mentindo sobre a extensão de seus sintomas, trataram-nas com desrespeito e crueldade ou começaram a evitá-las. Cerca de 91% disseram que esperam experimentar o estigma em algum momento devido aos longos sintomas de Covid, e outros 86% disseram que sentiram um profundo sentimento de vergonha relacionado à sua condição.

Pessoas com diagnóstico clínico de COVID longo eram mais propensas a relatar estigma do que aquelas sem diagnóstico, 83% versus 69%. Como resultado desse estigma, pacientes com Covid de longa data disseram que tendem a não comentar sobre sua condição. Cerca de 61% disseram que são muito cuidadosos com quem contam sobre sua condição e 34% disseram que se arrependeram de ter contado às pessoas sobre isso.

Fonte: PLOS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0277317.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários