Notícias de saúde
12 de setembro de 2025 (Bibliomed). Usuários de maconha têm muito mais probabilidade de sofrer um ataque cardíaco, AVC ou outra doença cardíaca com risco de morte do que pessoas que não usam, indica estudo realizado na Universidade de Boston, nos Estados Unidos. Adultos com menos de 50 anos têm mais de seis vezes mais chances de sofrer um ataque cardíaco se usarem maconha, em comparação aos não usuários. Eles também têm um risco dramaticamente maior de AVC, insuficiência cardíaca e morte relacionada ao coração.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram registros de saúde de mais de 4,6 milhões de adultos com menos de 50 anos, comparando a saúde cardíaca de usuários de cannabis com a de não usuários. Todos os incluídos no estudo não tinham problemas de saúde cardíaca no início. A pressão arterial e os níveis de colesterol estavam dentro de uma faixa saudável, e eles não tinham diabetes, tabagismo ou indícios de artérias obstruídas.
Durante um acompanhamento médio de mais de três anos, os usuários de maconha tiveram:
- Um risco de ataque cardíaco mais de seis vezes maior em comparação aos não usuários;
- Quatro vezes mais risco de acidente vascular cerebral;
- O dobro do risco de insuficiência cardíaca;
- Três vezes mais risco de morte relacionada ao coração, ataque cardíaco ou AVC.
Para verificar esses resultados, os pesquisadores realizaram uma revisão de evidências de acompanhamento envolvendo 12 estudos publicados anteriormente com mais de 75 milhões de participantes. Os dados reunidos mostraram que usuários ativos de maconha tinham 1,5 vez mais probabilidade de sofrer um ataque cardíaco em comparação com pessoas que não usavam maconha.
Fonte: JACC Advances DOI: 10.1016/j.jacadv.2025.101698.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também