Notícias de saúde

Bariátrica pode reduzir o risco de ataque cardíaco em pessoas obesas

27 de março de 2023 (Bibliomed). A obesidade aumenta significativamente o risco de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos, acidente vascular cerebral e angina, além de doença hepática gordurosa não alcoólica. Um estudo da Rutgers University-New Brunswick e da Ohio State University, ambas nos Estados Unidos, mostrou que a cirurgia bariátrica pode reduzir significativamente esses riscos.

Os pesquisadores usaram um banco de dados de seguros médicos para os anos de 2007 a 2017. Eles encontraram quase 87.000 adultos com idades entre 18 e 64 anos que sofriam de obesidade e doença hepática gordurosa não alcoólica, cerca de 64% dos quais eram mulheres. Cerca de 35% desses pacientes foram submetidos à cirurgia bariátrica, enquanto 65% receberam cuidados não cirúrgicos.

Os pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica tiveram uma redução de 49% no risco de desenvolver ataques cardíacos, insuficiência cardíaca ou acidentes vasculares cerebrais isquêmicos (aqueles causados ​​por um bloqueio). Eles também eram muito menos propensos a sofrer de angina, acúmulo de placas nas artérias ou coágulos sanguíneos arteriais.

De acordo com os autores, embora a cirurgia bariátrica seja uma abordagem mais agressiva do que as modificações no estilo de vida, ela pode estar associada a outros benefícios, como melhor qualidade de vida e diminuição da carga de saúde a longo prazo.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.35003.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários