Notícias de saúde

Cirurgia para perda de peso pode reduzir o risco de morte

03 de julho de 2023 (Bibliomed). Há muito se sabe que a obesidade está relacionada a várias condições de saúde que aumentam o risco de morte. Nesse sentido, a perda de peso ajuda a pessoa a reduzir o risco de comorbidades e, consequentemente aumentam suas chances de viver mais.

Um novo estudo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, mostrou que a cirurgia bariátrica para a perda de peso pode aumentar a expectativa de vida dessas pessoas.

Os pesquisadores acompanharam quase 22.000 pacientes e compararam aqueles que fizeram cirurgia bariátrica entre 1982 e 2018 com pessoas que não se submeteram ao procedimento.

Após quase 40 anos de acompanhamento, os resultados mostraram que após terem feito a cirurgia bariátrica, os pacientes tiveram reduções significativas nas taxas de mortalidade por todas as causas em comparação com pacientes obesos que não fizeram cirurgia.

A morte por todas as causas para homens e mulheres foi 16% menor. Para doenças cardíacas, foi 29% menor. Para o câncer, as mortes caíram 43% e para diabetes caíram 72%.

Infelizmente, sua equipe também descobriu alguns resultados negativos importantes. As taxas de mortalidade por doença hepática crônica em pacientes que fizeram cirurgia bariátrica foram 83% maiores, quando comparadas a pacientes que não fizeram a cirurgia. Os pacientes que fizeram a cirurgia também tiveram um risco 2,4 vezes maior de suicídio, embora esse efeito tenha sido observado principalmente em pessoas mais jovens, com idades entre 18 e 34 anos.

Fonte: Obesity. DOI: 10.1002/oby.23646.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários