Notícias de saúde
24 de abril de 2025 (Bibliomed). Medicamentos à base de semaglutida, como Ozempic e Wegovy, podem prevenir problemas cardíacos em pessoas com sobrepeso e obesas, principalmente se elas também sofrem de doença renal, mostra um novo ensaio clínico realizado na Universidade de Edimburgo, na Grã-Bretanha.
Para o estudo, os pesquisadores designaram aleatoriamente mais de 17.600 pessoas com sobrepeso ou obesas ao redor do mundo para tomar semaglutida ou um placebo por uma média de 40 meses. Os participantes já haviam sofrido um ataque cardíaco ou derrame ou tinham doença arterial periférica quando foram recrutados entre 2018 e 2023, disseram os pesquisadores. Nenhum deles tinha diabetes.
Os pesquisadores monitoraram os pacientes para verificar se eles sofreram um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) ou outro problema cardíaco grave após iniciarem o tratamento com semaglutida ou um placebo. Pesquisadores descobriram que pessoas que tomaram semaglutida perderam mais de 9% do peso corporal em média, em comparação com aquelas que tomaram placebo.
A semaglutida foi associada a uma redução de 18% nos problemas de saúde cardíaca ou morte em pessoas com função renal normal, em comparação com aquelas que receberam placebo. Para pessoas com doença renal, a semaglutida reduziu o risco de problemas cardíacos em 31% e o risco geral de morte em 33%.
No entanto, os pesquisadores observaram que os resultados não podem ser aplicados a todas as pessoas com doença ou insuficiência renal, porque o estudo analisou especificamente aqueles com problemas cardíacos existentes antes de receberem semaglutida.
Fonte: European Association for the Study of Diabetes Annual Meeting.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também