Notícias de saúde

Depressão materna pós-parto pode dificulta fala dos filhos

07 de março de 2023 (Bibliomed). É bem conhecido que os fundamentos da linguagem são estabelecidos precocemente na vida e podem estar associados a um risco de deficiências de linguagem mais tardiamente. Embora um episódio depressivo maior pós-parto esteja associado ao desenvolvimento da linguagem, essa associação não foi investigada entre bebês de mães que apresentam humor deprimido em níveis subclínicos após o nascimento, embora esse humor esteja frequentemente presente nas primeiras semanas após o nascimento. Compreender se o humor materno deprimido subclínico após o nascimento está associado ao desenvolvimento precoce da linguagem é importante, dadas as oportunidades de estratégias de enfrentamento para esta condição.

O objetivo deste estudo foi verificar se o humor materno a nível de uma depressão subclínica 2 meses após o nascimento tinha alguma associação com o desenvolvimento da linguagem infantil dos 2 aos 6,5 meses.

Este estudo de coorte longitudinal consistiu em 46 pares mãe-bebê, que eram monolíngues em alemão. O humor materno foi avaliado usando a Escala de Depressão Pós-natal de Edimburgo (EPDS). As pontuações na escala variam de 1 a 30, com uma pontuação de 13 pontos ou mais indicando uma alta probabilidade de depressão clínica.

Nos resultados, o humor materno mais deprimido aos 2 meses após o nascimento foi associado a uma pequena mudança estatisticamente significativa nas respostas eletrofisiológicas do cérebro dos bebês à percepção do tom das sílabas entre as idades de 2 e 6,5 meses.

Os achados deste estudo sugerem uma associação entre padrões aberrantes de maturação da percepção da fala infantil e humor materno deprimido no pós-parto em níveis subclínicos.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.32672.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários