Notícias de saúde

Bariátrica ou mudança radical no estilo de vida: qual faz mais efeito?

17 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). Há uma falta de estudos avaliando a gastrectomia vertical em comparação com o tratamento intensivo do estilo de vida em pacientes com obesidade classe 1 (índice de massa corporal [IMC] 30 a <35 [calculado como peso em quilogramas dividido pela altura em metros ao quadrado]).

Estudo teve como objetivo comparar os resultados e a segurança da gastrectomia vertical em comparação com o tratamento intensivo não cirúrgico da obesidade em pacientes com obesidade classe 1.

Neste estudo de coorte pareado, incluindo 1.216 pacientes submetidos à gastrectomia vertical e 2.432 controles submetidos a tratamento intensivo do estilo de vida, a cirurgia foi associada a maior perda de peso após a intervenção, menor incidência de diabetes e maior taxa de remissão farmacológica do diabetes, mas maior risco para automutilação e transtorno por uso de substâncias.

Esses achados sugerem que a gastrectomia vertical pode ser uma opção de tratamento em pacientes selecionados com comorbidade metabólica e obesidade classe 1, embora a avaliação pré-operatória cuidadosa e a otimização dos fatores de risco, juntamente com o apoio e o acompanhamento após a cirurgia, permaneçam importantes, em particular para pacientes em risco aumentado de comorbidades psiquiátricas, incluindo transtorno por uso de substâncias e automutilação.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.23927.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários