Notícias de saúde

Cirurgia bariátrica possibilita melhor controle do diabetes

18 de agosto de 2016 (Bibliomed). O uso da cirurgia bariátrica de by-pass gástrico em Y de Roux está associado com uma melhor concretização dos objetivos do tratamento em diabetes tipo 2, de acordo com um estudo publicado na revista Diabetes Care.

Pesquisadores da Universidade de Minnesota, em Minneapolis, Estados Unidos, randomizaram 120 adultos com índice de massa corporal de 30,0 a 39,9 kg/m² e hemoglobina A1c (HbA1c) ≥8.0% para dois braços de tratamento. Todos os participantes receberam a intervenção de manuseio de estilo de vida por médicos durante 24 meses, enquanto a outra metade foram alocados aleatoriamente para receber by-pass gástrico, além do tratamento clínico.

Os pesquisadores descobriram que o objetivo triplo ponto final foi atingido por 9 e 28% dos pacientes no tratamento clínico e de estilo de vida e no tratamento com by-pass gástrico, respectivamente (p = 0,01), em 36 meses. Após três anos, os valores de A1c foram de 8,6 e 6,7%, respectivamente. Aos 36 meses, nenhum dos pacientes de tratamento de estilo de vida-médica teve a remissão do diabetes, enquanto que 17 e 19% dos pacientes com by-pass gástrico tiveram remissão completa e parcial, respectivamente. Mais medicamentos foram usados ​​por pacientes no tratamento de estilo de vida-clínico do que por pacientes com by-pass gástrico (média de 3,8 contra 1,8). A perda de peso foi de 6,3 e 21,0%, respectivamente (P <0,001). Mais eventos adversos graves ou clinicamente significativos foram observadas em pacientes com by-pass gástrico em três anos (51 versus 24).

Portanto, o by-pass gástrico é mais eficaz do que a intervenção de gestão do estilo de vida/ tratamento clínico na realização dos objetivos de tratamento de diabetes, principalmente pela melhora do controle glicêmico.

Fonte: Diabetes Care 2016 Jun; dc152481.

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários