Notícias de saúde

Doença coronariana precoce é forte preditor de demência

22 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Pessoas diagnosticadas com doença coronariana no início da meia-idade correm um risco muito maior de desenvolver demência mais tarde na vida do que pessoas com coração saudável, indica estudo realizado na Peking University, na China.

Ao analisar os dados de saúde de 432.667 pacientes do Serviço Nacional de Saúde do Biobanco do Reino Unido, os pesquisadores descobriram que o risco de demência aumentava em proporção direta à menor idade de início da doença coronariana, por diminuição de dez anos na idade.

Os dados de início de doença coronariana e subsequente incidente de demência coletados durante um período de acompanhamento médio de 13 anos mostraram 5.876 casos de demência, 2.540 casos de doença de Alzheimer e 1.220 casos de demência vascular.

O início precoce da doença coronariana, em geral, foi associado a um risco aumentado de 25% de demência, um risco aumentado de 29% de doença de Alzheimer e um risco aumentado de 22% de demência vascular, em comparação com indivíduos com corações saudáveis.

Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.123.031407.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários