Notícias de saúde

Cirurgia bariátrica pode aumentar risco de epilepsia?

06 de dezembro de 2022 (Bibliomed). A cirurgia para perda de peso pode mudar a vida e a saúde de uma pessoa, mas uma nova pesquisa da Western University, no Canadá, alerta que também pode vir com um pequeno risco de desenvolver epilepsia.

Para o estudo, os pesquisadores coletaram dados de quase 17.000 pessoas que fizeram cirurgia bariátrica ao longo de seis anos. Eles compararam esses pacientes com mais de 622.000 pacientes obesos que não fizeram o procedimento. Os participantes foram acompanhados por pelo menos três anos. Ao longo desse tempo, 73 das pessoas que fizeram cirurgia bariátrica desenvolveram epilepsia (0,4%), em comparação com 1.260 pessoas que não fizeram o procedimento (0,2%).

O risco de epilepsia permaneceu o mesmo, independentemente do tipo de cirurgia para perda de peso que o paciente fez, descobriram os pesquisadores. Estes incluíram bypass gástrico e gastrectomia vertical. Ambos os procedimentos reduzem o tamanho do estômago, restringindo assim o número de calorias que um paciente pode consumir.

As pessoas que fizeram a cirurgia tiveram um risco relativo aumentado de 45% de desenvolver epilepsia, em comparação com as pessoas que não fizeram a cirurgia. Além disso, aqueles que sofreram um acidente vascular cerebral após a cirurgia para perda de peso foram 14 vezes mais propensos a desenvolver epilepsia do que aqueles que não tiveram um acidente vascular cerebral.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000201100.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários