Notícias de saúde

Pandemia prejudicou o desenvolvimento da fala de bebês

05 de janeiro de 2023 (Bibliomed). A pandemia de Covid-19 fez com que fossem adotadas medidas de segurança, entre elas o distanciamento social e o lockdown. Se por um lado essas medidas salvaram milhares de vidas, por outro elas fizeram com que os bebês recém-nascidos perdessem marcos vitais da comunicação. É o que mostra estudo do Royal College of Surgeons, na Irlanda.

Para o estudo, os pesquisadores usaram dados de 1.629 bebês nascidos entre 2008 e 2011 (estudo BASELINE) e compararam com dados de 309 bebês (no estudo CORAL de alergias e desregulação autoimune em bebês) nascidos durante o bloqueio. Esses bebês nasceram entre março e maio de 2020. Eles avaliaram 10 resultados de desenvolvimento, incluindo habilidades de comunicação, como expressar uma palavra definida e significativa, apontar para objetos e acenar "tchau".

Cerca de 77% dos bebês do estudo CORAL expressaram uma palavra definida e significativa em comparação com 89% dos bebês BASELINE. Cerca de 84% do grupo CORAL conseguiu apontar, contra 93% dos demais. Cerca de 88% poderiam dar adeus em comparação com cerca de 95% no grupo BASELINE.

Os pesquisadores explicam que esses resultados ocorreram porque os bebês provavelmente estavam vendo muito menos pessoas e ouvindo menos palavras e vozes, além de estarem em cada na maior parte do tempo, não tendo ninguém para dar "tchau".

No entanto, os bebês nascidos durante a pandemia tinham maior probabilidade de engatinhar aos 12 meses do que os bebês que nasceram antes. Os bebês da pandemia também tinham taxas mais altas de amamentação e imunização, com um risco ligeiramente aumentado para eczema e dermatite atópica.

Os autores continuam a acompanhar esses bebês, verificando os marcos e fazendo avaliações padronizadas para ver o efeito da pandemia nesses bebês.

Fonte: Archives of Disease in Childhood. DOI: 10.1136/archdischild-2021-323441.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários