Notícias de saúde

Conversar com o bebê é importante para seu desenvolvimento cognitivo

29 de março de 2010 (Bibliomed). As palavras podem ter um significado especial para os bebês, mesmo antes de eles começarem a falar. De acordo com novo estudo da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, falar com os bebês desde cedo pode ser importante para seu desenvolvimento cognitivo, ajudando o cérebro dos pequenos a aprender a formar categorias para as palavras.

Comparando o efeito das palavras e dos sons nas habilidades cognitivas de 46 crianças com idades entre três e quatro meses, os pesquisadores descobriram que aqueles que aprendiam a associar palavras, ao invés de sons, à imagem de objetos tinham melhores resultados em testes de categorização simples. No estudo, os especialistas mostraram, a todos os bebês, fotos variadas que eram pareadas com palavras ou sinais sonoros. E o grupo que ouviu as palavras era mais propenso - do que aqueles submetidos a sinais sonoros - a categorizar as imagens corretamente - por exemplo,  a associar imagens de diferentes peixes a uma palavra criada para designar uma imagem de um peixe específico.

De acordo com os especialistas, os resultados apoiam as crescentes evidências de que é importante falar com os bebês desde cedo para promover o seu desenvolvimento cognitivo. “Essas descobertas oferecem as primeiras evidências até o momento de uma ligação entre palavras e categorias de objetos”, disse a pesquisadora Susan Hespos.

“Suspeitamos que a fala humana, e especialmente a fala direcionada ao bebê, engendra nas crianças novas um tipo de atenção aos objetos que nos rodeiam que promove a categorização”, disse a psicóloga Sandra Waxman, co-autora do estudo. “Propomos que, ao longo do tempo, esse efeito geral de atenção se tornaria mais refinado, assim que as crianças começam a retirar palavras individuais da fala fluente e mapear essas palavras por significado”, concluiu.

Fonte: Child Development. Março/abril de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários