Notícias de saúde

Tipo de movimentação das multidões pode favorecer a disseminação das doenças

26 de dezembro de 2022 (Bibliomed). Qual é o comportamento típico de movimento dos visitantes de grandes eventos, como shows, e o que isso significa para o risco de propagação de doenças infecciosas como a COVID-19? Compreender como os padrões de contato surgem a partir de movimentos de uma multidão é crucial para avaliar a propagação de uma infecção em eventos de aglomeração de massa. Pesquisadores estudaram padrões de contato de dados de mobilidade Wi-Fi de grandes eventos esportivos e de entretenimento no estádio Johan Cruijff ArenA em Amsterdã.

No estudo, os pesquisadores demonstraram que o comportamento do movimento da multidão em eventos de aglomeração de massa não é homogêneo ao longo do tempo (indivíduos não estavam constantemente em movimento), mas naturalmente consiste em períodos alternados de movimento e descanso. As pessoas ficam em um lugar por algum tempo e depois decidem ir para outro, geralmente em um esforço contínuo. Isso leva a um padrão intermitente de movimento e descanso que às vezes é chamado de "explosão" na literatura científica. Essa observação só ocorre quando os movimentos das pessoas são estudados em períodos de tempo mais longos, por exemplo, algumas horas.

Como resultado, as distribuições de duração de contato são de cauda pesada, uma observação que não é explicada por modelos que assumem que contatos de pedestres são análogos a colisões no modelo de gás cinético.

Este novo estudo expõe o fato talvez contra intuitivo de que o comportamento de movimento intermitente observado apresenta um nível de risco aumentado, em comparação com níveis maiores e contínuos de movimento. Seria de esperar que quanto mais pessoas se movessem e encontrassem outras pessoas, mais indivíduos seriam infectados. No entanto, se a infecção também precisar de tempo para ser transmitida (em vez de ocorrer instantaneamente), o fato de as pessoas pararem e passarem tempo próximas umas das outras aumenta o risco de infecção.

Segundo os autores, fica demonstrado que, se a probabilidade de infecção depender do tempo, uma multidão que se move intermitentemente, mas que se mistura livremente, pode apresentar o mais alto nível de risco de transmissão. Os pesquisadores ressaltam que esse tipo de comportamento de movimentação de multidões pode ser comum a diversos tipos de eventos, como festivais de música, reuniões religiosas e manifestações políticas.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-022-19081-z.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários