Notícias de saúde

Sarampo

Objetivo do Ministério da Saúde é Erradicar a Doença

O país tem hoje em um universo de 16 milhões de crianças menores de 5 anos, cerca de 3 milhões delas estão sem imunidade à doença. Este é o alvo da campanha de vacinação que o Ministério da Saúde iniciará neste sábado para erradicar o sarampo no Brasil.

O alerta do Ministério da Saúde é que os pais não deixem para a última hora, a imunização das crianças. Este ano, será oferecido não apenas a Sabin, contra a paralisia infantil, mas também a dose contra o sarampo.

O governo federal assumiu o compromisso de erradicar, até fim deste ano, a doença no país que precisa da ajuda de toda a população para garantir a vacinação de pelo menos 95% das crianças.

Orientação

As crianças, mesmo as menores de 5 anos, que já foram vacinadas contra sarampo devem tomar nova dose. Os bebês de 9 a 11 meses recebem uma dose de vacina anti-sarampo e outra da Sabin (contra a paralisia infantil). Os menores de cinco anos receberão a vacina dupla viral (contra o sarampo e rubéola) e uma dose da Sabin. As contra-indicações, no caso da vacina anti-sarampo é que ela não deve ser aplicada em crianças alérgicas a ovo ou com deficiências no sistema de defesa (imunodepressivas). No caso da vacina dupla viral, ela só é contra-indicada para aquelas crianças que estão com a defesa em baixa. A criança após a vacinação, entre o quinto e décimo-segundo dia , pode desenvolver febre baixa, erupções na pele e sensação de mal-estar.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários