Notícias de saúde

Aumento do número de casos de sarampo na Europa em 2019

17 de outubro de 2019 (Bibliomed). As recusas de vacinas contribuíram para um "ressurgimento dramático" do sarampo na Europa, afirma a Organização Mundial da Saúde.

No primeiro semestre deste ano, houve quase 90.000 casos de sarampo na Europa, quase o dobro do número relatado para o mesmo período em 2018, de acordo com um relatório da OMS divulgado em agosto de 2019. A maioria dos casos de sarampo ocorreu na Ucrânia no primeiro semestre de 2019 (84.000), seguida pelo Cazaquistão e pela Geórgia. Quatro países europeus - Albânia, República Tcheca, Grécia e Reino Unido - perderam o status de terem eliminado o sarampo, disse um comitê especializado da OMS.

A circulação contínua de sarampo na Região continua a ser classificada internamente na OMS como uma emergência de Grau 2. Essa designação permite à Organização mobilizar os recursos técnicos, financeiros e humanos necessários para apoiar os países afetados.

Uma análise epidemiológica detalhada da situação do sarampo na Região em meados de 2019 está disponível na edição mais recente do WHO EpiBrief.

Fonte: WHO EpiBrief. No. 2/2019.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários