Notícias de saúde

Droga Alternativa Para Doença Similar à Malária é Eficaz

Por Gene Emery

BOSTON (Reuters) - Médicos que tentavam encontrar um tratamento melhor para uma infecção semelhante à malária, conhecida como babesiose, descobriram que a combinação de duas drogas -- atovaquona e azitromicina -- é tão eficaz quanto a terapia padrão, mas causa menos efeitos colaterais.

A babesiose é transmitida por carrapatos e sua incidência está concentrada, nos Estados Unidos, em áreas ao sul de Nova York e New England, assim como em Wisconsin. Sem tratamento, a doença pode persistir por mais de dois anos.

Normalmente, médicos atacam a doença com clindamicina e quinino, mas estas drogas causam diarréia e um zumbido nos ouvidos.

O estudo publicado na edição de quinta-feira de New England Journal of Medicine foi desenvolvido para determinar se a combinação de atovaquona e azitromicina era eficaz.

Uma equipe liderada por Peter Krause, da Escola de Medicina da Universidade de Connecticut, descobriu que os sintomas da babesiose, como febre e calafrios, desapareceram após três meses em 65 por cento das 40 pessoas que receberam a combinação de atovaquona e azitromicina.

De acordo com os pesquisadores, os resultados foram de 73 por cento nos 18 pacientes recebendo clindamicina e quinino.

A diferença entre a eficácia dos dois tratamentos não foi estatisticamente significativa. No entanto, houve uma grande disparidade na taxa de efeitos colaterais.

Somente 15 por cento dos voluntários no grupo de atovaquona e azitromicina apresentaram efeitos colaterais, como erupção cutânea e diarréia. Já 72 por cento das pessoas tomando clindamicina e quinino desenvolveram problemas como diarréia e problemas de audição.

Krause e sua equipe disseram que o tratamento alternativo "no geral é superior" principalmente porque "é melhor tolerado pelos pacientes".

A azitromicina é fabricada no Brasil pela Pfizer, com o nome de Zitromax. A clindamicina e o quinino são produzidos por diversos laboratórios.

A babesiose é uma doença infecciosa causada por um microorganismo unicelular parasita. A doença é transmitida a humanos através de picadas carrapatos que pegaram o parasita de animais infectados, como roedores e cavalos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários