Notícias de saúde

Obesidade pode piorar a progressão da esclerose múltipla

10 de novembro de 2022 (Bibliomed). A obesidade pode causar ou agravar algumas doenças, entre elas a esclerose múltipla. Segundo os pesquisadores, pessoas obesas que tenham esclerose múltipla podem ver a doença progredir mais rapidamente do que aquelas que estão dentro do peso ideal.

No estudo, realizado na Universidade de Munster, na Alemanha, os pesquisadores coletaram dados de 1.066 pacientes com esclerose múltipla recorrente-remitente que participaram de um estudo nacional alemão sobre esclerose múltipla.

Quando a esclerose múltipla foi diagnosticada, 15% dos pacientes eram obesos, o que significa que tinham um IMC de 30 ou superior. Quase 7% também sofriam de diabetes tipo 2 ou pressão alta – condições ligadas à obesidade. Os pesquisadores verificaram os níveis de deficiência dos participantes a cada dois anos ao longo de seis anos.

Embora os pacientes obesos não tenham tido uma maior taxa de recaída ou mais danos nos nervos ao longo do estudo, eles apresentaram maior incapacidade no momento do diagnóstico. E seus níveis de deficiência cresceram mais rápido do que os de pessoas que não eram obesas.

Pacientes obesos alcançaram um nível mais alto na Escala Expandida de Status de Incapacidade em pouco menos de 12 meses, em comparação com quase 18 meses para aqueles que não eram obesos. Os pacientes com obesidade também tiveram duas vezes mais chances de atingir esse nível mais alto de incapacidade em seis anos, independentemente de quais medicamentos foram tratados. Pacientes com sobrepeso, mas não obesos, não enfrentaram maior risco de incapacidade.

Fonte: Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry. DOI: 10.1136/jnnp-2022-329685.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários