Notícias de saúde

Transplantes de coração de doadores que tiveram Covid-19 são seguros

08 de novembro de 2022 (Bibliomed). Uma pessoa com insuficiência cardíaca que precisa urgentemente de um novo coração pode ter enfrentado atrasos na obtenção de um durante a pandemia, quando potenciais doadores deram positivo para Covid-19.

Como alguns centros começaram a aceitar esses corações para transplante de qualquer maneira, dados de um novo estudo mostram que corações de doadores positivos para Covid-19 podem ser tão seguros para transplante quanto os de alguém sem o vírus.

O estudo analisou os casos de receptores de transplantes nos primeiros 30 dias após a cirurgia usando o banco de dados da United Network for Organ Sharing. O banco de dados incluiu informações sobre todos os transplantes cardíacos de adultos nos Estados Unidos de fevereiro de 2021 a março de 2022. Entre um total de 3.289 doações de coração, havia 84 de doadores positivos para Covid-19.

Os pesquisadores descobriram que ambos os grupos de receptores de órgãos de doadores tiveram taxas semelhantes de morte no hospital e em 30 dias após o transplante. Eles também tiveram taxas semelhantes de complicações. Isso incluiu complicações pulmonares ou rejeição de órgãos.

Para pacientes com corações de pessoas que não foram infectadas com Covid-19, a média de permanência hospitalar foi de 17 dias. Foram 15 dias para quem recebeu um coração de um doador Covid-positivo.

A rejeição de órgãos ocorreu em 2,4% dos receptores de doadores positivos para COVID-19. Aconteceu em 1% dos demais. Cerca de 97% daqueles que receberam corações de doadores sem o vírus sobreviveram, assim como 96,1% daqueles que receberam corações de pessoas com o vírus. Nenhum dos quatro pacientes que morreram após receber um coração de um doador positivo para COVID morreu de causas respiratórias ou infecções.

Fonte: American Heart Association Annual Meeting 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários