Notícias de saúde

Expandir a lista de doadores reduz o tempo de espera de transplante de coração

09 de outubro de 2020 (Bibliomed). Aceitar corações de doadores mais velhos e aqueles com algumas condições crônicas de saúde permitiu aos cirurgiões do Hospital Yale New Haven, nos Estados Unidos, realizar mais transplantes e reduzir o tempo que os receptores passam na lista de espera, sem impactar negativamente a segurança e saúde.

Com as mudanças, o hospital conseguiu mais do que quadruplicar o número de transplantes de coração que realizou e reduzir o tempo médio de espera dos receptores em quase 200 dias. As descobertas sugerem que uma abordagem mais "inclusiva" para selecionar corações de doadores e receptores de transplantes pode permitir aos hospitais tratar com sucesso mais pacientes que precisam de transplantes.

Para atender à demanda, muitos centros de transplante expandiram a elegibilidade para doadores de coração para incluir aqueles com hepatite C e HIV. A hepatite C pode ser tratada com sucesso em receptores que usam medicamentos antivirais, e alguns pacientes com HIV agora recebem aprovação para transplantes devido aos avanços no tratamento desse vírus.

A expansão dos procedimentos de transplante cardíaco em Yale New Haven, implementada em setembro de 2018, coincidiu com as mudanças no sistema de alocação de coração da United Network for Organ Sharing. As mudanças aumentaram a idade média dos doadores e a distância média que o órgão percorre do doador ao receptor.

Os pesquisadores analisaram os resultados de curto prazo dos pacientes para dois grupos: 49 pacientes que foram submetidos a transplantes cardíacos entre 2014 e 2018 e 58 pacientes que tiveram seus transplantes em 2018-19, um ano após o hospital ter adotado seu novo abordagem.

O processo de seleção de doadores "mais agressivo" encurtou significativamente o período de espera para pacientes cardíacos de 242 dias para 41 dias, enquanto a taxa de sobrevivência dos pacientes em 180 dias após o transplante permaneceu essencialmente inalterada.

Para os pesquisadores, essa mudança na abordagem pode criar oportunidades para os pacientes necessitados, ao mesmo tempo em que mantém os resultados em curto prazo.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2020.17513.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários