Notícias de saúde

Licença médica remunerada diminui risco de morte

26 de outubro de 2022 (Bibliomed). Um estudo da Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos, mostrou que quando as leis locais exigem que os empregadores forneçam licença médica remunerada, as taxas de mortalidade por homicídio, suicídio e causas relacionadas ao álcool são mais baixas.

Os pesquisadores também acreditam que os recentes aumentos nas taxas de mortalidade - até 6% entre 2010 e 2017 - entre os trabalhadores dos EUA provavelmente decorrem de leis estaduais de preempção, que podem impedir os governos locais de promulgar requisitos de licença médica remunerada.

No estudo, os pesquisadores examinaram dados de óbitos dos condados em pessoas de 25 a 64 anos de 1999 a 2019 nos Estados Unidos. Eles ontabilizaram as taxas de desemprego e a expansão do Medicaid, depois procuraram ligações nas taxas de mortalidade e requisitos de salário mínimo/licença médica paga.

Os resultados mostraram que cada hora adicional de licença médica paga obrigatória foi associada a uma diminuição significativa nas taxas de mortalidade por suicídio e homicídio para homens, bem como mortes relacionadas a homicídio e álcool para mulheres. Em quatro condados (o Condado de Orange na Flórida e os condados de Bexar, Dallas e Travis no Texas) que tentaram obrigar a licença remunerada, apenas para que seu estado antecipasse sua autoridade para fazê-lo, as taxas de mortalidade entre pessoas em idade ativa teriam caído em 7,5 %, descobriram os investigadores.

Os Estados Unidos são um dos poucos países desenvolvidos que não têm uma política nacional de licença médica remunerada, deixando milhões de trabalhadores sem escolha a não ser trabalhar enquanto estão doentes ou ficar em casa sem receber e correr o risco de perder seus empregos. O estudo mostra que, mesmo antes da pandemia de COVID-19, a falta de licença remunerada obrigatória era um fator de aumento nas taxas de mortalidade entre adultos em idade ativa.

Fonte: American Journal of Preventive Medicine. DOI: 10.1016/j.amepre.2022.06.005.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários