Notícias de saúde

Licença maternidade maior melhora saúde mental das mães

25 de maio de 2023 (Bibliomed). Um estudo realizado por pesquisadores do Karolinska Institute, na Suécia, mostrou que licença maternidade maior melhora a saúde mental de novas mães.

Os pesquisadores revisaram 45 estudos que examinam como as políticas de licença parental afetam a saúde mental e o bem-estar da mãe e do pai.

As mães que trabalhavam para empresas com políticas generosas de licença parental eram menos propensas a apresentar sintomas de depressão, problemas de saúde mental, sofrimento psicológico, esgotamento ou necessidade de cuidados de saúde mental.

Quanto mais generosa a política, maiores e mais duradouros os benefícios. A licença parental protegeu contra a pior saúde mental materna, incluindo sintomas depressivos, saúde mental geral, sofrimento psicológico e esgotamento; no entanto, a melhoria da saúde mental entre as mães foi associada a políticas de licença parental mais generosas, como aquelas com maior duração da licença ou licença remunerada.

As descobertas sobre os pais foram menos conclusivas, mas ainda não foram feitos tantos estudos sobre os benefícios da licença remunerada do pai e da saúde mental. A licença remunerada para novos pais tende a ser mais curta, sendo que alguns países, como Israel, Nova Zelândia e Estados unidos não oferecem licença remunerada para os novos pais. Nos Estados Unidos, as mães têm o direito de se afastar do trabalho por até 12 semanas, mas sem serem remuneradas por isso.

Fonte: The Lancet Public Health. DOI: 10.1016/S2468-2667(22)00311-5.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários