Notícias de saúde

Nascer antes das 39 semanas aumenta risco de TDAH

05 de outubro de 2022 (Bibliomed). Embora crianças nascidas entre 37 e 41 semanas de gestação sejam consideradas "a termo", um estudo da Rutgers Robert Wood Johnson Medical School, nos Estados Unidos, mostrou que crianças nascidas antes das 39 semanas são mais propensas a ter sintomas de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH).

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de cerca de 1.400 crianças de 9 anos que fizeram parte de um estudo nacional que amostraram aleatoriamente nascimentos em 75 hospitais em 20 cidades dos EUA entre 1998 e 2000. As mães das crianças foram entrevistadas novamente em nove anos.

Durante esse tempo, os pesquisadores pediram aos professores das crianças para avaliá-los usando uma forma abreviada da Escala de Avaliação de Professores de Conners. A escala inclui sintomas de hiperatividade, TDAH, comportamento de oposição e problemas cognitivos ("pensamento") ou desatenção.

Usando esses dados, os pesquisadores descobriram que as crianças nascidas de 37 a 38 semanas pontuaram significativamente mais alto nas escalas de classificação de professores para hiperatividade, TDAH e problemas cognitivos ou desatenção em comparação com crianças nascidas de 39 a 41 semanas. A idade gestacional não foi significativamente ligada ao comportamento de oposição.

Cada semana de idade gestacional foi associada a pontuações de hiperatividade 6% mais baixas e pontuações 5% mais baixas para TDAH, problemas cognitivos ou desatenção. O nascimento de 37 a 38 semanas foi associado a escores 23% mais altos de hiperatividade e escores de TDAH 17% mais altos em comparação com o nascimento de 39 a 41 semanas.

Fonte: The Journal of Pediatrics. DOI: 10.1016/j.jpeds.2022.07.042.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários