Notícias de saúde
29 de setembro de 2021 (Bibliomed). Estudos anteriores relataram que o uso de opioides ilícitos durante a gravidez está associado a um risco aumentado de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) na prole; no entanto, as evidências sobre a associação de opioides analgésicos são limitadas.
Um estudo recentemente publicado teve como objetivo examinar a associação do tempo e da duração da exposição pré-natal a opioides a analgésicos com TDAH em crianças.
Neste estudo de coorte de 73.480 crianças, com seguimento médio de 11 anos, não foi encontrada associação entre o tempo de exposição a opioides analgésicos durante a gravidez e o TDAH. O risco de diagnóstico de TDAH foi elevado após a exposição a opioides por 5 ou mais semanas em comparação com a exposição por 4 semanas ou menos.
O risco aumentado de TDAH observado neste estudo pode ser causado por uma duração mais longa de exposição; no entanto, o papel de confusão residual ou não medido não pode ser excluído, e esse achado requer um estudo mais aprofundado.
Fonte: JAMA Network Open. 2021;4(9):e2124324.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.
Veja também