Notícias de saúde

Intestino humano pode ser fonte de novos antibióticos poderosos

05 de fevereiro de 2025 (Bibliomed). Estudo realizado na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, sugere que o instestino humano pode revelar rotas potenciais para novos antibióticos. Moléculas isoladas do estudo do microbioma intestinal produziram resultados inesperados que podem levar a novos tipos de medicamentos.

Os pesquisadores partiram da teoria de que o rato digestivo humano pode produzir novos antimicrobianos potentes, com bactérias lutando entre si pela sobrevivência dentro do intestino. Segundo eles, é um ambiente hostil, no qual as bactérias coexistem e lutam entre si ao mesmo tempo.

Os autores buscaram identificar as ferramentas moleculares que esses germes usam nessa luta. Ao fazer isso, eles analisaram os microbiomas intestinais de quase 2.000 pessoas. Os pesquisadores se concentraram em proteínas de aminoácidos chamadas peptídeos geradas pelas bactérias intestinais, que frequentemente são usadas para criar antibióticos. No total, eles avaliaram a utilidade potencial de antibióticos de mais de 400.000 peptídeos.

Com o tempo, esse número foi reduzido para 78 proteínas que pareciam prontas para testes contra culturas bacterianas em laboratório. Cerca de metade dos peptídeos revelou ter potência na inibição do crescimento bacteriano. Um em particular, o prevotelina-2, revelou uma capacidade de conter infecções bacterianas que era igual à de um poderoso antibiótico aprovado pela FDA já em uso contra infecções multirresistentes.

De acordo com os autores, esses resultados indicam um caminho promissor para pesquisadores, médicos e, principalmente, pacientes.

Fonte: Cell. DOI: 10.1016/j.cell.2024.07.027.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários