Notícias de saúde

Estresse pode ativar bactéria causadora de problemas gastrointestinais

25 de março de 2009 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriram uma possível ligação entre os efeitos do estresse e a atividade da bactéria Escherichia coli, que pode causar problemas gastrointestinais.

A bactéria E. coli é naturalmente encontrada no intestino humano, mas o tipo comum raramente causa problemas. Porém, segundo os especialistas, um tipo da bactéria E. coli chamado enterohemorrágico – que pode causar cólicas e diarréias – tem um receptor, chamado QseE, que capta sinais de quando hormônios do estresse, como o cortisol, são liberados. E, uma vez ativada, essa bactéria inicia uma série de reações que liberam toxinas para o corpo.

Esse receptor descoberto pela equipe de cientistas é encontrado somente na bactéria intestinal e trabalha junto ao QseC, que regula ações da bactéria, incluindo o controle dos genes necessários para que ela cause diarréia. Além disso, a relação de ambos com os hormônios do estresse parece ter um papel no desenvolvimento de outras doenças já que está associado à liberação de toxinas no sangue, o que pode causar sepse (infecção generalizada).

“Pacientes com altos níveis de fosfatos no intestino tem uma probabilidade muito maior de desenvolver sepse devido à infecção sistêmica pela bactéria intestinal”, explicou a pesquisadora Vanessa Sperandio, líder do estudo. “Se pudermos descobrir como a bactéria ‘sente’ essas pistas (do estresse), poderemos tentar interferir no processo e prevenir a infecção”, completou.

Em testes anteriores, os cientistas descobriram que o alfa-bloqueador fentolamina, usado no tratamento de pressão alta, poderia evitar que o receptor da E.coli QseC faça o “trabalho sujo”. Agora, eles pretendem testar se esse composto pode ajudar a neutralizar o receptor recém descoberto, evitando os problemas gastrointestinais.

Fonte: HealthDay. 19 de março de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários