Notícias de saúde

Filhos de mães com deficiência podem ter problemas ao nascer

12 de setembro de 2022 (Bibliomed). Pesquisas anteriores sugerem que recém-nascidos de mulheres com deficiência apresentam risco elevado de parto prematuro e baixo peso ao nascer. Não foram contabilizados fatores que possam explicar essa relação, nem avaliada a morbimortalidade neonatal. Recente pesquisa buscou avaliar o risco de complicações neonatais em mulheres com deficiência.

Este estudo de coorte de base populacional compreendeu todos os nascidos vivos únicos hospitalares em Ontário, Canadá, de 2003 a 2018. Recém-nascidos de mulheres com deficiência física, sensorial), intelectual ou de desenvolvimento, ou duas ou mais deficiências foram comparados com recém-nascidos de mulheres sem deficiência.

Nos resultados, os riscos para complicações neonatais foram elevados entre os recém-nascidos de mulheres com deficiência em comparação com aquelas sem deficiência. Os riscos relativos ajustados foram especialmente altos para recém-nascidos de mulheres com deficiência intelectual ou de desenvolvimento, incluindo parto prematuro, morbidade neonatal, baixo tamanho ao nascer e admissão na UTIN. O mesmo foi observado para recém-nascidos de mulheres com duas ou mais deficiências, incluindo parto prematuro, baixo tamanho ao nascer, morbidade neonatal e admissão na UTIN neonatal.

Portanto, existe um risco elevado de leve a moderado para complicações entre os recém-nascidos de mulheres com deficiência. Essas mulheres podem precisar de cuidados pré-natais e pré-concepção adaptados e aprimorados, e seus recém-nascidos podem precisar de apoio extra após o nascimento.

Fonte: Pediatrics (2022). DOI: 10.1542/peds.2021-055318.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários