Notícias de saúde

Refeição Pesada Pode Provocar Ataque Cardíaco, Diz Estudo

Por Lisa Richwine

NEW ORLEANS (Reuters) - Comer uma refeição mais pesada do que o habitual pode levar a coisas piores do que engordar. Pode também provocar um enfarte, especialmente em pessoas que já têm doenças do coração, disseram pesquisadores em um estudo divulgado na terça-feira.

O estudo constatou que os riscos de um ataque cardíaco aumentam quatro vezes nas duas horas que se sucedem uma refeição exagerada.

"Uma refeição muito grande pode desencadear todo o processo" de uma enfarte, disse Francisco Lopez-Jimenez, cardiologista no Hospital de Mulheres Brigham, em Boston.

Comer demais em uma refeição pode ser ainda mais perigoso para quem já sofre de uma doença cardíaca, porque os riscos em geral já são maiores a princípio, disse Lopez-Jimenez. Muita comida pode ser tão arriscado quanto atividade sexual ou outros desencadeadores de ataques cardíacos, disse ele.

"A superalimentação deveria ser considerada um provocador de ataques cardíacos, da mesma forma que atividades físicas extremas e episódios de comoção extrema", disse Lopez-Jimenez.

Ele e colegas entrevistaram quase 2.000 pacientes que tinham sofrido enfartes em um período recente. O estudo foi divulgado na reunião anual da Associação Americana de Cardiologia.

Refeições ricas em gordura podem comprometer o funcionamento do endotélio, camada interna que reveste as artérias. Um outro fator é que ao comer e digerir alimentos o nível de hormônios no sangue aumenta e isso faz subir a pressão e batimentos cardíacos. Também com um aumento nos níveis de insulina depois de uma refeição farta o relaxamento normal das artérias coronárias pode ser reduzido.

"Pessoas sob risco de enfarte devem ter cuidado não apenas em relação às calorias que ingerem diariamente, mas também com o tamanho de seus pratos", disse Lopez-Jimenez, acrescentando que estudos futuros são necessários para saber que tipos de alimentos podem provocar enfarte.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários