Notícias de saúde

Ataque cardíaco aumenta risco de Parkinson

16 de março de 2022 (Bibliomed). Um novo estudo da Hospital Universitário de Aarhus, na Dinamarca, sugere que os sobreviventes de ataques cardíacos podem ter uma vantagem incomum sobre outras pessoas: um risco ligeiramente menor de desenvolver a doença de Parkinson.

O Mal de Parkinson é uma doença cerebral que, com o tempo, destrói ou desativa as células que produzem dopamina, uma substância química que ajuda a regular o movimento e as respostas emocionais. Os sintomas mais visíveis do Parkinson estão relacionados ao movimento - tremores, membros rígidos e problemas de coordenação - mas os efeitos são amplos e incluem depressão, irritabilidade e problemas com a memória e as habilidades de pensamento.

Os pesquisadores analisaram um registro nacional dinamarquês para identificar quase 182.000 pessoas que sofreram um ataque cardíaco pela primeira vez entre 1995 e 2016. Eles compararam esses pacientes com mais de 900.000 indivíduos pareados por idade e sexo, mas sem histórico de ataque cardíaco.

Durante o período de estudo de 21 anos, 0,9% dos sobreviventes de ataque cardíaco desenvolveram a doença de Parkinson. Outros 0,1% foram diagnosticados com Parkinson secundário – onde os sintomas do tipo Parkinson surgem devido a outras causas, como certos medicamentos.

Depois que os pesquisadores pesaram outros fatores, incluindo várias condições médicas, eles descobriram que os sobreviventes de ataques cardíacos tinham 20% menos probabilidade de desenvolver Parkinson do que o grupo de comparação. Da mesma forma, os sobreviventes tiveram um risco 28% menor de Parkinson.

Fonte: Journal of American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.121.022768.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários