Notícias de saúde

Uso de drogas ilícitas aumenta as infecções oportunistas em pacientes HIV positivos

07 de março de 2006 (Bibliomed). Um estudo publicado na edição mais recente da revista American Journal of Epidemiology avaliou a associação entre o uso de drogas ilícitas e a progressão clínica da SIDA (síndrome da imuno-deficiência adquirida). Foram realizadas entrevistas confidenciais por computador - em participantes HIV positivos na cidade de Baltimore, EUA - que se dirigiram ao uso de drogas ilícitas e outros fatores.  

Os entrevistados poderiam se classificar em 4 categorias quanto ao uso das drogas: não usuário, usuários intermitentes durante um período de abstinência, usuário intermitente durante um período ativo e usuários persistentes. Participaram da investigação 1851 indivíduos.  

Os autores relataram que o risco de infecções oportunistas, nos usuários intermitentes em período ativo e nos usuários persistentes, foi significativamente mais elevado quando comparados aos não usuários. O uso ativo da droga esteve ligado temporariamente à progressão e a mortalidade causada pela SIDA.  

Segundo os investigadores, deve-se tentar tornar mais eficaz o tratamento do abuso de substâncias ativas em pacientes infectados pelo HIV, o que pode vir a fornecer mecanismos para melhorar os resultados clínicos.
 
American Journal of Epidemiology, 2006, 163(5):412-420.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários