Notícias de saúde

Manter saleiro na mesa pode aumentar o risco de morte prematura

12 de agosto de 2022 (Bibliomed). Pessoas que mantêm o sal na mesa tendem a consumir mais desse produto e a ter uma vida mais curta do que aqueles que não têm o costume de usá-lo.

O estudo incluiu 501.379 adultos que participaram do UK Biobank Study. Quando foram recrutados, entre 2006 e 2010, responderam a questionários sobre alimentação e hábitos de vida. Ao longo de nove anos, mais de 18.000 participantes morreram prematuramente - o que os pesquisadores definiram como antes dos 75 anos - sempre usavam sal à mesa, em comparação com aqueles que nunca ou raramente o faziam.

Os resultados mostraram que aqueles que tinham o costume de polvilhar sal sobre o prato de comida quando já na mesa tinham 28% mais chances de morrer prematuramente do que as pessoas que raramente adicionavam sal às refeições. Em média, os amantes do sal reduziram cerca de dois anos de sua expectativa de vida aos 50 anos.

Especialistas em saúde há muito aconselham limitar o sódio na dieta, em grande parte para ajudar a controlar os níveis de pressão arterial. No entanto, os estudos têm sido confusos sobre se isso prolonga a vida das pessoas. Uma razão provável é a maneira como os estudos medem a ingestão de sódio. Alguns usam exames de urina, enquanto outros medem o sódio por relato de alimentos ingeridos pelos pacientes.

Fonte: European Heart Journal. DOI: 10.1093/eurheartj/ehac208.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários