Notícias de saúde

Manteiga pode aumentar o risco de morte prematura

08 de setembro de 2025 (Bibliomed). Pesquisadores do Brigham and Women's Hospital em Boston, nos Estados Unidos, descobriram que pessoas que comem muita manteiga têm maior risco de morte prematura, enquanto aquelas que usam principalmente óleos vegetais, como canola ou azeite de oliva, têm um risco menor que a média. Além disso, trocar a manteiga por óleos vegetais c faz com que o risco de morte prematura de uma pessoa diminua drasticamente.

Substituir 10 gramas de manteiga por dia — menos de uma colher de sopa — por óleos vegetais pode reduzir em 17% o risco de uma pessoa morrer por qualquer causa, especialmente por câncer, mostram os resultados. Segundo os autores, o surpreendente é a magnitude da associação encontrada: observamos um risco de morte 17% menor quando se modelou a troca de manteiga por óleos vegetais na dieta diária. Esse é um efeito enorme na saúde

As descobertas se baseiam em dados sobre dieta e saúde de mais de 220.000 pessoas acompanhadas por mais de três décadas, como parte de três estudos de longo prazo com profissionais de saúde. A cada quatro anos, os participantes respondiam a perguntas sobre suas dietas. O consumo total de manteiga incluiu misturas de manteiga e margarina, manteiga pura e manteiga usada para assar e fritar em casa. A ingestão de óleos vegetais foi estimada com base no uso que as pessoas fazem deles para fritar, refogar, assar e temperar saladas.

Os resultados mostram que as pessoas que comeram mais manteiga tiveram um risco 15% maior de morrer em comparação com aquelas que comeram menos. Em contraste, aqueles que comeram mais óleos vegetais tiveram um risco 16% menor de morte do que aqueles que comeram menos. Análises mais aprofundadas mostraram que trocar até mesmo uma pequena quantidade de manteiga por dia por óleos vegetais pode reduzir o risco de morte.

Manteiga e óleos vegetais contêm diferentes tipos de ácidos graxos, e esses ácidos graxos agem de maneiras diferentes no corpo. A manteiga é rica em ácidos graxos saturados, que têm sido associados ao aumento do colesterol e ao endurecimento das artérias. Esses tipos de gordura também estão associados à inflamação e à alteração da atividade hormonal, o que pode aumentar o risco de câncer. Por outro lado, os óleos vegetais têm mais ácidos graxos insaturados, que podem reduzir o colesterol, ajudar a manter a saúde das células e do cérebro, combater a inflamação e até mesmo ajudar a pessoa a absorver certas vitaminas.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2025.0205.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários