Notícias de saúde

Vacinação contra a gripe pode ter um efeito protetor sobre o curso de COVID-19 na população pediátrica

23 de março de 2021 (Bibliomed). Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Missouri descobriram que as crianças que recebem uma vacina contra a gripe sazonal têm menos probabilidade de sofrer os sintomas de uma infecção COVID-19. A descoberta vem de uma revisão de mais de 900 crianças com diagnóstico de COVID-19 em 2020.

Os autores da pesquisa avaliaram os registros de 905 pacientes pediátricos com diagnóstico de COVID-19 entre fevereiro e agosto de 2020 para determinar o histórico de vacinação contra influenza de cada paciente. Descobriu-se que as crianças COVID-19 positivas que receberam a vacina contra a gripe na atual temporada de gripe tinham menor probabilidade de apresentar sintomas, problemas respiratórios ou doenças graves. Também se verificou que as crianças com COVID-19 que receberam a vacina pneumocócica também tinham menor chance de desenvolver doença sintomática.

Com base nessas descobertas, levantou-se a hipótese de que a maior incidência de COVID-19 em populações minoritárias também poderia refletir sua baixa taxa de vacinação, além de outras desigualdades de saúde.

Fonte: Cureus. DOI: 10.7759/cureus.12533.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários