Notícias de saúde

Vacina da gripe em spray se mostra eficaz em testes

08 de julho de 2021 (Bibliomed). Uma nova vacina contra a gripe administrada pelo nariz previne a infecção e oferece ampla proteção contra várias cepas do vírus, descobriu um estudo da Georgia State University, nos Estados Unidos. A vacina, que é administrada como um spray nasal para alergia, aumentou as respostas imunológicas no nariz e na garganta dos ratos usados ??no estudo.

Essas respostas imunes robustas forneceram proteção contra muitas cepas diferentes do vírus sazonal que infecta mais de 30 milhões de pessoas e mata cerca de 40.000, nos Estados Unidos a cada ano, com base nas estimativas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Em uma temporada normal de gripe, cerca de 40% a 50% das pessoas nos Estados Unidos são vacinadas contra o vírus sazonal, de acordo com o CDC. No entanto, esperava-se que esse número aumentasse durante a temporada de gripe de 2020-21 devido à pandemia de COVID-19, pois os funcionários federais de saúde pública instaram as pessoas a tomarem a vacina para que os profissionais de saúde pudessem se concentrar no tratamento daqueles com o coronavírus.

Embora não seja tão mortal quanto o COVID-19, as recorrentes epidemias de gripe sazonal e as pandemias em potencial estão entre as ameaças mais graves à saúde pública, dizem os pesquisadores. As vacinas atuais contra a gripe sazonal fornecem imunidade específica para a cepa e são menos eficazes contra as novas formas emergentes do vírus.

As vacinas intranasais são uma estratégia promissora para combater doenças respiratórias infecciosas, como a gripe, disseram os pesquisadores. Historicamente, elas têm sido mais eficazes do que as vacinas injetadas nos músculos, como a vacina contra a gripe convencional, porque podem produzir respostas imunológicas nas vias respiratórias, evitando a infecção no ponto em que o vírus entra no corpo.

Para este estudo, os pesquisadores desenvolveram uma vacina intranasal contra a gripe usando hemaglutinina recombinante, uma proteína encontrada na superfície dos vírus da gripe. Eles refinaram a proteína, que é a chave para a capacidade do vírus de se espalhar por todo o corpo humano, até o tamanho de nanopartículas - ou microscópicas, partículas ultrafinas - para que pudesse ser entregue em uma forma de névoa nasal. Os autores testaram a vacina em camundongos e culturas de células, que foram infectados com várias cepas do vírus da gripe.

Os pesquisadores explicam que as vacinas convencionais contra a gripe induzem predominantemente respostas de anticorpos. No entanto, pesquisas recentes demonstram que as respostas das células T de memória residente no pulmão são indispensáveis ??para uma proteção cruzada ideal contra a infecção pulmonar por influenza, [e estes] requerem vacinação por via respiratória ou infecção pelo vírus influenza.

Os resultados são promissores porque as vacinas intranasais sem agulha podem ser mais fáceis e baratas de administrar, o que, segundo os pesquisadores, podem encorajar pessoas com fobia a serem inoculadas.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences. DOI: 10.1073/pnas.2024998118.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários