Pesquisadores identificam possível terapia doença de Parkinson

18 de julho de 2022 (Bibliomed). O cérebro humano é rico em lipídios, sendo que estes e os ácidos graxos contribuem para muitos processos celulares importantes. A alfa-sinucleína – uma proteína que desempenha um papel crítico na doença de Parkinson (DP) – é conhecida por interagir e alterar o equilíbrio de lipídios e ácidos graxos.

Investigadores da Brigham and Harvard Medical School estão explorando como reequilibrar o metabolismo dos ácidos graxos no cérebro para encontrar novas abordagens terapêuticas para a DP e condições relacionadas. Seu estudo anterior levou à identificação de um inibidor de uma enzima chamada estearoil-CoA-dessaturase, que agora está sendo testada em ensaios clínicos em humanos.

Em um novo estudo publicado na npj-Parkinson Disease, eles identificam LIPE, uma lipase que degrada triglicerídeos para produzir ácidos graxos, como um alvo terapêutico candidato. A inibição de LIPE reduziu a formação de aglomerados de inclusões de a-sinucleína e outras características associadas à DP em neurônios derivados de pacientes.

A pesquisa leva os pesquisadores a ficar cada vez mais conscientes do papel que o equilíbrio de lipídios e ácidos graxos pode desempenhar na doença de Parkinson. Em última análise, espera-se que esse alvo relacionado aos lipídios seja promissor como uma terapia de pequenas moléculas para a doença de Parkinson, dizem os autores da pesquisa.

Fonte: npj-Parkinson Disease. DOI: 10.1038/s41531-022-00335-6.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.